BRIGADA COMUNITARIA/ SEGURANÇA COMUNITARIA

.MONOGRAFIA DE POS GRADUAÇÃO EM CONSTRUÇÃO(resumo)
ENTREVISTA EXPLICANDO AS PREMISSAS DO PROJETO BRIGADA COMUNITARIA:
http://br.youtube.com/watch?v=-Qjp7r0HFkE&feature=email


BASE DE DICAS (idéias e sugestões).

TITULO: Projeto Brigada Comunitária; Porque salvar uma vida se podemos salvar mais.

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: Efetivo CBMSC reduzido; necessidades/solicitações de Municípios pequenos, locais de risco e ainda a "teia de aranha" em que nos encontramos.

DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO: Recrutar, organizar, treinar e coordenar uma Brigada Comunitária composta por moradores, líderes comunitários, políticos, funcionários públicos e de empresas privadas afim de prevenirem e/ou agirem em situações emergenciais, isto, até a chegada da GU mais próxima ou na solução do problema com meios próprios. O projeto está fundamentado na necessidade pública e notória; NR's 5 e 23/MTE; NSCI CBMSC; NBR 14276 e ISO10015/ ABNT.

  • O Bombeiro ganha com o marketing positivo, atendendo as necessidade;
  • A Comunidade ganha com mais segurança, prevenções e qualidade de vida;
  • A vítima de trauma ou patologia clínica ganha com um primeiro e adequado atendimento, diminuindo o tempo de sua recuperação, gastos financeiros, problemas sociais e seqüelas;
  • A vítima de incêndios ganha com o combate em seu principio;
  • A empresa ganha com o treinamento gratuito em suas CIPA, SESMT, Brigada e/ou funcionários melhores treinados. Ainda, ganha com o considerável marketing positivo afixado em forma de adesivo, cartaz ou nos uniformes (Empresa amiga do Bombeiro ou Empresa munida de Brigada Comunitária).

O Projeto Brigada Comunitária está bem detalhado, testado e pronto desde o cartaz, fichas de atendimento, mapas mensais de auxílios prestados... até os certificados. Basta um BM motivado para tal, permanecer no município por alguns dias a fim de iniciar e após formados, reunir os Brigadistas apenas uma vez por mês.

Tal projeto pode ser uma nova teia construída com fios de cobre e soldada com estanho; pode, alterar, retirar, acrescentar... a qualquer momento. Fica cada vez mais forte!


PREENCHIMENTO OPCIONAL- AUTOR(ES): E-MAIL: TELEFONE:
"Não estamos fadados à quietude da inércia; O CBMSC precisa de você"



Conforme o texto base para a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública(http://www.conseg.gov.br/).

"Eixo 7 - Diretrizes para o sistema de prevenção, atendimento emergenciais e acidentes"

" III. Finalmente, algumas iniciativas bem-sucedidas já mostraram que projetos preventivos sociais comunitários de inclusão e cidadania - executados pelos corpos de bombeiros em áreas de risco ou junto a populações vulneráveis - colaboraram positivamente com as políticas de segurança pública de caráter preventivo. Uma diretriz nacional nesse sentido pode contribuir para a difusão e a ampliação desses programas."


Diante a Pós Graduação sobre Gestão de Polícia comunitária, na qual a dissetação/monografia pretendo construir algo concreto(http://docs.google.com/Doc?docid=0AWbpgRIko1uwZGdraDJ0bjZfODZmN3RudzJkNQ&hl=pt_BR), conforme o Plano de Carreira, Brigada Comunitária... Informo-vos minha idéia inicial no aguardo de sua valorosa opinião.
É um Projeto com as mesmas premissas da Brigada Comunitária, ou seja, instruir equipes de locais de risco e/ou distantes para a prevenção e/ou o emprego imediato (Ex.:Pinheira, Aguas Mornas, Brejarú...), logo, agregando mais órgãos e assuntos inerentes a segurança Comunitária, ressaltando assim, que "...o problema acontece onde a prevenção falhou..." ou na "...sine-qua-non primeira resposta...".

Para a eficácia da Segurança Comunitária, acredito na junção/integração dos membros da Polícia Comunitária/CONSEG, Bombeiro Militar, Brigada Comunitária, Prefeitura Municipal, Defesa Civil, empresários locais, Conselho Tutelar, Política Anti-Drogas, Proteção Ambiental, Líderes Comunitários... Enfatizando sempre a Prevenção e não a correção....
Assim, organizar os esforços e os instruir sobre a Segurança Comunitária, contemplando os assuntos já contidos nos projetos supracitados.

Acredito em tal possibilidade e acredito ainda num Estado referencia em Segurança Comunitária.

Obs.: No decorrer da 1ª Turma de Brigada Comunitária (Vila aparecida), um amigo me sugeriu que "...um nome mais simpático seria melhor aceito na comunidade..." Assim, Instrução, Treinamento, graduação e/ou pós sobre "Segurança Comunitária", pois o termo "Polícia Comunitária" erroneamente esta enraizado como repressor. Ainda, porque os demais termos (Brigada, Defesa, Comunitário...) contemplam assuntos/interesses isolados, criando muitas equipes paralelas e siglas, estas que a comunidade simples esta saturada.

Referente a adoção de nomes e títulos, deve-se uma importancia, senão, preocupação maior. Seja na semantica, significado, uso, abuso, falsidade ideológica, exercicio ilegal da função, crime...
Ressalto ainda, conforme tambem citado por um superior hierarquico quando numa aula inaugural de Bombeiro Comunitario, este citava o termo "Bombeiro Voluntario" como a prostituição do termo "Bombeiro", logo, acredito mais adequado entendermos primeiro o termo "prostituição" como o baixo preço pago por algo de grande valor. Assim, acredito que o termo "Bombeiro" e "Polícia" estejam sendo distribuidos aleatóriamente.

"A soma das partes é maior que o todo."