OMBUDSMAN "Não reclame... Proponha!"

Ombudsman é um profissional que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da tropa.
O termo é usado para designar um elo imparcial entre o comando e sua tropa.

Oi!
Em nossa caserna e atividade se observa muito a fazer e observa-se também, o pouco que pode ser feito melhor.

Não podemos nos esconder atrás das dificuldades e obstáculos, devemos aproveitar tais “pedras do caminho” para nossa edificação.

No decorrer de qualquer dialogo é notório a reclamação daquele que nada faz para melhorar, faz mal seu serviço e denigre o trabalho feito.

Lembra da nossa cozinha? Onde era a sala de TV? Como era nossa churrasqueira? Havia jornal impresso? E PRETENDEMOS MAIS!


PROJETO: Ombudsman nas organizações militares.

INTRODUÇÃO: Este projeto pretende regulamentar a atuação do profissional ombudsman a fim de ouvir, registrar, adequar ao possível e providenciar a solução do problema junto ao respectivo responsável.

RESUMO: Ombudsman é um termo de origem sueca que possui como significado central a proteção dos direitos individuais e fiscalização das leis. Ou seja, busca o melhor para o todo(organização, profissionais e clientes).
Em se tratando de tradução livre para a nossa língua poderíamos utilizar os termos: ouvidor, mediador, intermediário ou representante.

TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA: Problemas crônicos e/ou agudos que permanecem devido à dificuldade deste tipo de comunicação(reclamação) entre os diferentes níveis hierárquicos do meio Militar.

OBJETIVOS : Receber e Registrar os problemas; Agregar as possíveis soluções; Providenciar e Acompanhar as respectivas mudanças junto ao respectivo responsável.

JUSTIFICATIVAS: Identificar e corrigir os problemas existentes; Ligação amigável entre comandante e tropa.

LOCAL: Organização Bombeiro Militar

PÚBLICO-ALVO: Tropa.

PRÉ-REQUISITOS (Genuíno representante dos interesses do Corpo de Bombeiros): Profissional imparcial; Bom ouvinte (até absurdos); Persistência; Princípios Cristãos; Amabilidade; Carisma; Conhecimentos de informática; Rapidez; Confidencialidade; Diplomacia.

MENSURAÇÃO DE RESULTADOS: Planilha composta por problemas registrados e as respectivas soluções.

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO: Ênfase na verdade recíproca;

REFERÊNCIAS: ABNT MASP (Métodos para Análise e Solução de Problemas

SUGESTÃO I
BASE DE DICAS (idéias e sugestões)
Encaminhe via email e/ou deposite no extintor do grêmio

TITULO: .............................................................................

DESCRIÇÃO DO PROBLEMA: ..............................................................
............................................... ............................................................................................................................................................. ......................................................................................................................................

DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO: ...............................................................
.................................................... ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ............................................................................................................................................................. ....................................................................

Preenchimento opcional: AUTOR(ES):...................................................
E-MAIL: .............................................................................



SUGESTÃO II
1º Happy Hour da OBM Xxxxxxx
12/01/2011 – SEXTA-FEIRA
Seu feedback de forma descontraída! O Happy Hour reúne os diferentes setores, funções e cargos para um futebol e bate-papo informal sobre a atividade bombeiril e o posicionamento atual. Aberto a familiares e amigos, é a oportunidade ideal para relaxar e se aliviar do stress do dia-a-dia e ao mesmo tempo criar uma rede de relacionamentos necessária para quem quer prestar serviço com qualidade e em ambiente saudavel.
E especialmente para os Bombeiros Militares haverá o sorteio de alguns brindes.

Local: Xxxxx
Rua: Xxxxx
Estacionamento gratuito
Não é necessário confirmar presença.
A partir das 18h

"Bombeiro Militar, função nobre e constitucional. Não podemos deixar esmorecer!"