CARREIRA SEGUNDO O CAPITAL INTELECTUAL

SABE-SE QUE MELHOR DO QUE RECLAMAR É PESQUISAR E PROPOR MELHORIAS, POIS "A SOMA DAS PARTES É MELHOR QUE O TODO"(SINERGIA).
AINDA QUE, "ORGANIZAÇÃO É UM CONJUNTO DE PESSOAS, COM OS MESMOS OBJETIVOS E QUE POSSUAM NORMAS RACIONAIS".
COMPLEMENTANDO, "O PROCESSO DA CRIATIVIDADE OU ADEQUAÇÃO EM PRO DE MELHORIAS CONSISTE EM ACUMULAR OS DADOS INERENTES POR INTERMÉDIO DOS CINCO SENTIDOS; A INCUBAÇÃO OU PROCESSAMENTO DOS PROBLEMAS E O INSIGHT OU SOLUÇÃO DO PROBLEMA".
ASSIM, ESTOU CONSTRUINDO UMA CARTA/FORMALIZAÇÃO A FIM DE ADEQUAR/MELHORAR O PLANO DE CARREIRA DO CBMSC/PMSC VIGENTE.


Ficha de Inscrição da Feira de Conhecimento em Segurança Pública com Cidadania
Parte I – Dados Gerais da Experiência
I. Nome da Experiência (Programa, Projeto ou Ação):Plano de Carreira dos Gestores de Segurança Pública conforme o Capital Intelectual.
II. Local onde a experiência foi realizada (Cidade/UF) – Caso a experiência seja
desenvolvida em âmbito local, cite o(s) bairro(s) onde foi implementada:
III. Data de Início:
2001; Pesquisa cientifica (Autodidata).
2002 a 2006; Pesquisa científica.
2006; Aprovada em Banca Pública na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.
Vigente: DECRETO Nº 4.633, de 11 de agosto de 2006(Regulamenta a Lei Complementar nº 318, de 17 de janeiro de 2006, que define a Carreira e a Promoção das Praças Militares do Estado de Santa Catarina).
Logo, lamentavelmente, com as pontuações privilegiando o mero passar do tempo.
IV. Data de Término (quando for o caso):
V. Categoria Temática em que a experiência se inscreve:
Nome do Eixo temático: Eixo III
Valorização profissional e otimização das condições de trabalho Qualificação e formação de Profissionais de Segurança Pública; Ações de promoção da qualidade de vida e da saúde física e mental; Gestão de Pessoal; Procedimentos Disciplinares; Modernização das Academias e Centros de Formação das Instituições de Segurança Pública.

Parte II – Dados sobre o Funcionamento da Experiência
I. Descrição do contexto ou da situação que motivou a realização desta Experiência.
A Carreira Militar possui registros de existência desde antes de Cristo, mas o temor da coerção militar fez permanecer um plano de carreira inerte e favorecedor de injustiças com os profissionais merecedores. O qual é possível aferir em meio a tropa, que “...o preguiçoso sempre leva vantagens” enquanto que “...o trabalhador acumula funções”. Pois, na necessidade do cumprimento de uma missão/ atividade, o preguiçoso é excluído e o trabalhador é incumbido, assim, sobrecarregando o trabalhador e o impossibilitando de freqüentar cursos, viagens, trocar serviços.
Valorizar o profissional merecedor se justifica em diferentes instancias:
Para a Sociedade, é essencial valorizar de forma justa o profissional merecedor, assim, mantendo-o ainda mais motivado para a manutenção dos bons serviços prestados.
Para a Organização, justifica-se pela possibilidade de promover os profissionais segundo o Capital Intelectual. Logo, sabe-se da intangibilidade de tal mensuração, mas, sabe-se também da discrepante diferença entre “desempenhar” e “esperar a promoção e a aposentadoria”.
Para o autor deste projeto, justifica-se pela comprovação cientifica dos pensamentos que até então eram empíricos e satirizados por profissionais ociosos e desprovidos de conhecimento. Obs.: No ano de 2001, quando no principio da pesquisa (autodidata), o autor deste projeto foi interpelado com a seguinte frase “...Aqui no Bombeiro é manda quem pode e obedece que tem juízo. Fica sabendo também, que tem a nossa casa grande e a tua senzala”.
Faz-se por justiça, interceder pelos competentes profissionais que realizam efetivamente suas funções e/ou outras atividades quando solicitados, ou ainda, por iniciativa própria diante da necessidade observada. Muitas vezes considerados bajuladores por aqueles que pouco ou nada fazem; mas, sabiamente os enaltece e se deseja uma justa valorização. A estes Profissionais merecedores do Corpo de Bombeiros Militar, organização que o autor deste projeto se orgulha em pertencer, o qual foi à base de inspiração para que se promova o profissional segundo suas qualidades.

Nas organizações humanas não haverá mudança sem que haja alguém para propô-la; acredita-se em não apenas reclamar, mas sim, enfrentar o medo, pesquisar e propor. Pois, valorizar o capital humano é fundamental para o alcance de um objetivo, ainda, significa talentos que precisam ser mantidos e desenvolvidos.

II. Descrição da experiência.
Este projeto (aqui apresentado apenas num resumo) foi um trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Administração, o qual contempla a imprescindível integração entre a teoria científica inerente à gestão de carreiras e a prática existente na organização.
Almejando a eficácia e não apenas em “preencher laudas”, embasou-se numa seleta fusão de diferentes pensamentos extraídos de autores da administração, eventos e fatos relevantes extraídos na organização, seja arcaico, contemporâneo e/ou o necessário diante as mudanças. Assim, tem-se um melhor entendimento do princípio, atual e novo modelo de gerir as ascensões e cargos, expondo de forma clara e bem estruturada, garantindo fidedignidade dos conceitos, a justa maneira de alocar os profissionais aos respectivos cargos, pois existem diversas formas para relatar à mesma coisa, porém, observando-se ao fim, a impar conclusão em distribuir os cargos e remunerar de acordo com o capital intelectual.
O desafio de promover segundo o Capital intelectual é considerado utópico pelo fato da difícil visualização de seus resultados, pois é trabalhado sobre o bem estar, satisfação, estado de espírito e natureza humana. Assim, precisa-se de clareza estratégica para transmitir a toda organização, o motivo pelo qual foi proposta e qual seu objetivo, pois se sabe que as mudanças geram resistência, assim sendo um trabalho complexo e ainda mais enfático a sinergia.
As pessoas, incontestavelmente são de grande valor para a organização, estas, se devidamente motivadas, agregam conhecimento, habilidade, apresentam atitudes e são comprometidas, gerando assim, o capital intelectual; considerado por muitos, o ativo principal de uma organização.
Sabe-se que mentes pequenas falam de pessoas, mentes medianas discutem eventos e fatos e mentes grandes discutem projetos e melhorias; assim, grande será a mente que interpretar as pessoas e eventos em busca de um projeto de melhoria; um plano de carreira segundo o Capital Intelectual.
Diante ao plano de carreira vigente, o qual, será lembrado historicamente, sabe-se da também histórica e exagerada promoções daqueles considerados “antigos”, isto, independente de capital intelectual, ficha criminal e/ou merecimento.
O plano de carreira vigente compreende duas modalidades de promoção, sendo “merecimento” e “Antigüidade”, logo, na planilha merecimento a qual contemplaria “conhecimento, habilidade, atitude, comprometimento (capital intelectual)”, contemplou-se o passar do tempo (antiguidade) de diferentes maneiras e com pontuações elevadas.
Sabe-se que verdadeiras idéias podem levar tempo para amadurecer, estas são prejudicadas por pessimistas que encontram dificuldades nas oportunidades e que nada fazem além de reclamar, mas, no plano de carreira vigente, a verdadeira idéia foi modificada em prol de um grupo.

III. Descrição dos Recursos
Sabe-se que tal item prevê os recursos para o desenvolvimento do projeto (Plano de carreira segundo o Capital Intelectual), logo, registra-se aqui, que os custos/financiamento da pesquisa e faculdade que propiciou tal projeto, permanecem sendo quitados mensalmente(FIES/Caixa Econômica Federal) pelo referido autor até o ano de 2015.
Ressalta-se aqui, a necessidade e a legalidade dos profissionais e da abrangência que devem compor a administração da gestão de pessoas ou as comissões para promoções. Pois, segundo a luz do direito, conforme a Lei Federal nº. 4.769 e regulamentado pelo Decreto nº. 61.934/67, o qual se refere como o exercício das atividades exclusivas do Administrador; o profissional formado em curso superior/ Bacharel em Administração e registrado no Conselho Regional de Administração.
Tal assunto não pode ser suscetível à pessoalidade, simpatia ou porque se julga morada da “Casa grande” e não da “Senzala”.

IV. Descrição dos Principais Resultados

Carta em construção, a fim de sugerir melhorias no plano de carreira vigente do CBMSC/PMSC.
Texto com base na carta que libertou a índia da Inglaterra, escrita por Mahatma Gandhi.
Prezados Sre(a)s
Há três atitudes que o homem pode assumir em face de uma injustiça feita: 1) calar-se simplesmente seria covardia e conivência; 2) revoltar-se seria degradar-se ao mesmo nível do oponente; 3) transmitir a verdade de forma a não agredir fisicamente, verbalmente e nem mentalmente seria sapiente. Assim, antes de passar a desobediência civil/ militar e arriscar um passo que durante todos esses anos, tenho procurado evitar, quisera dirigir-me a V. Sª para ver se encontro outra solução.
A minha palavra dada é absolutamente clara. Procuro arduamente não fazer o mal, intencionalmente, a qualquer ser vivo muito menos aos meus semelhantes; nem mesmo quando estes fizerem alguma injustiça a mim e aos demais profissionais Bombeiros engajados na causa. Embora se considere injusto as pontuações do plano de carreira que não abre perspectivas ao Bombeiro jovem e/ou merecedor, pois as vagas existentes por "merecimento" privilegiam o mero passar do tempo e ainda a vaga por antiguidade. Nem por isso, existe a intenção de fazer o mal a um único Bombeiro antigo, comandante ou dito autor da tabela "merecimento", nem mesmo de denegrir o autor legítimo de tais pontuações.
As injustiças descritas estão sendo continuadas com o fim de manter promoções aos profissionais prestes a irem para a reserva e que se beneficiam de tal plano/ modalidade/ prática (observem-se as matriculas dos inclusos na tabela merecimento dos cursos de Cb. Ainda, que é uma prática dispendiosa e de retorno improvável. Considere a V. Sª, por exemplo, o profissional com 300 meses (25 anos) de serviço e alterações de conduta (furto, vias de fato, entorpecentes, delito, falsificações...) será promovido antes do profissional com 180 meses(15 anos) de serviço e exemplar conduta registrada em SIRH CBMSC (Bom conceito, projetos, elogios, medalhas, Formação acadêmica...). Salienta-se ainda, que tais cursos, promoções e vagas de Cb não continuarão neste rítimo, pois as vagas são limitadas, gera custos, precisa-se de profissionais de diferentes níveis...
Ex.: Tenho 15 anos de efetivo seviço e sou aproximadamente o Nº700 do almanaque; "se" o Exmo Sr Governador autorizar 50 Cabos por ano, ainda, "se" estas vagas estiverem abertas, serei chamado para o curso no ano de minha reserva remunerada.
Solicito-vos que V. Sª medite sobre este fato. Bem sei que ao iniciar esta ação de não-violência, empreendendo algo que talvez se possa qualificar como uma temeridade de seriíssimo caráter. Assim, especificamente vos solicito:

• Fornecer uma bolsa, financiamento estudantil ou convênio para o Mestrado em Administração, isto, a fim de adequar ciêntificamente o plano de carreira vigente com um "plano de carreira transparente e segundo o capital intelectual";
• Considerando a grande quantidade de BM antigos já promovidos(num curto período de tempo); considerando a possibilidade de uma nova modalidade de promoções (a fim de corrigir as promoções citadas anteriormente/BM antigos), onde acredita-se num concurso interno, o qual, caso não tenha interstício, privilegiará os recem formados em academia BM e novamente cerceando aqueles de 10 a 15 anos em atividade e fora dos bancos escolares, os quais tiveram suas formações em OBM's.
Assim, sugere-se:
a) Adequar com equidade as pontuações da planilha merecimento e a utilizar para 50% das vagas existentes(reduzir o peso/valor dos "tempos").
b) Utilizar o resultado do concurso CFO CBMSC para preencher os outros 50% das vagas existentes(CONCURSO INTERNO COM INTERSTÍCIO DE 10 ANOS EFETIVOS PARA CFCB E 15 ANOS EFETIVOS PARA CFSGT). Isto, amenizando a impossibilidade de aplicação da Lei Nº 6.218 (10/02/1983)/ CAPÍTULO II/ Art12.(Acredita-se que os pré requisitos para o CFO e sua respectiva avaliação contemplam de forma justa os 50%).

Obs.: Permita-me um comentário, Considerando os CFO's anteriores, este ano, alem da livre idade aos BM's e a maior quantidade de assuntos institucionais, toda a avaliação teórica cbmsc deu um show em prol do Bombeiro. Parabens! Comento ainda, que ao acertar todas de APH, errar uma de Linux, duas de NSCI e quatro de Legislação; entendo que como matemático, físico e químico, sou um modesto Bombeiro! Acredito num dia que procurar-se-a Bombeiros para serem Oficiais. Isto, antes da polêmica desmilitarização.
Converter a comissão representativa que inconscientemente retira o direito de promoção do profissional merecedor (geralmente pacato, pois o verdadeiro herói vive em sua essência) e entrega a outro "profissional" (Geralmente falante, teatral e cheio de histórias do passado, muitas vezes irreais). Ressalto que a verdade jamais cantou vitória sem que alguém arriscasse algo de caráter seriíssimo, ou ainda, porque as mudanças não acontecem sem que alguém as proponha.
Escolhi deliberadamente a palavra "conversão" porque não é outra minha ambição senão converter de forma pacífica a comissão representativa a fim de esclarecer a injustiça cometida com os profissionais Bombeiros MERECEDORES. Não é intenção fazer mal algum a alguém, qualquer que seja; quisera mesmo servi-lo, assim como servimos a população quando trabalhando no CBMSC ou nos dias de folga na Comunidade.

Acredito serem justas as minhas solicitações, pois não fiquei/fico "reclamando nos corredores"; modéstia a parte, pesquisei sobre um novo e hoje atual plano de carreira, fiz concursos para Sgt PM(na época) e outros de Oficial(Inclusive este 2009). E conforme a natureza humana, também almejo ascensão profissional
http://lattes.cnpq.br/6073281551511889

"Um monopólio coercitivo não pode ser considerado a verdade,ainda que, não existe uma verdade absoluta, podemos adequá-la sempre que detectado uma melhoria".

V. Outras informações
Independente da premiação do respectivo concurso, permaneço a disposição para encaminhar o projeto (Plano de Carreira Segundo o Capital Intelectual) via e-mail ou discutir a cerca do referido assunto.

http://bmrogerio.blogspot.com/
E-mail.: bmrogerio@gmail.com

S729a SOUZA, Rogério de.
Análise do plano de carreira das praças do Corpo de
Bombeiros Militar de Santa Catarina. / Rogério de Souza. –
São José, 2006.
84f.; tab.; il.; 31 cm.
Trabalho Monográfico (Administração com Habilitação
em Gestão de Sistemas de Informação) – Faculdade Estácio de
Sá de Santa Catarina, 2006.
Bibliografia: f. 61-64
1. Carreiras, Planejamento. 2. Avaliação de cargos. 3. Remuneração. 4. Capital intelectual. I. Título.
CDD
658.3128

Parte III – Dados da Entidade (Governamental ou Não Governamental) responsável pela Experiência.

I. Nome:
II. CNPJ:
III. Endereço:
IV. Cidade:
V. UF:
VI. CEP:
VII. Telefone (DDD):
VIII. Fax (DDD):
IX. Email:
X. Site:

Parte IV – Dados da Pessoa Responsável pela Candidatura da Experiência
I. Nome: Rogério de Souza
II. Cargo ou Função na Instituição: Soldado.
III. Telefones para contato (DDD): (48) 3033 4419/ 99914435
IV. Email: bmrogerio@gmail.com
.............................................................................................................................................

COMENTÁRIOS RELEVANTES

Em 03/02/08, <> escreveu: Boa Tarde Amigo Rogério!!!! Como vai a vida de administrador e bombeiro??? Espero que esteja tudo certo com você e com sua família!!
Como já sabes, estou em Portugal, fazendo meu Mestrado em Gestão na Universidade de Évora, no decorrer deste, entre tantos relacionamentos, visitas, pesquisas, papers e estágios, observei o interesse no assunto de sua monografia, algo sobre mensuração qualitativa de profissionais. Lembro que tuas pesquisas estavam nesta área, certo??? Não sei quanto a autorização sobre tua pesquisa, considerando que provavelmente houve conflito teórico,citando o desempenho e o meio militar refrerenciando o cargo. Amigo Rogério, caso esteja autorizada a publicação de sua pesquisa, solicito, se possível que me envie por e-mail o arquivo, pode ser em pdf.
Desde já, permita-me algumas questões: A pesquisa foi aproveitada pela Corporação? Fosse promovido? ou preso??? hehehe!!!
Agora sem brincadeira, sabes de minha consideração por você e seu trabalho. Penso que como os Salva Vidas ganham um cargo superior quando entram no mar agitado, creio também que merece uma promoção, o herói e corajoso soldado que enfrentou o conservador e rígido militarismo para apresentar e defender um novo modelo de Plano de Carreira. Digo herói, porque com o salário de soldado, com filhos para criar e sustentar e ainda me lembro que com muitas dificuldades, nem computador possuias quando iniciou a faculdade, submetendo-se ainda a cursar numa instituição particular. Quando tinha a possibilidade de realizar seu estágio em alguma empresa, e assim incrementar o salário, o que ajudaria muito nas despesas de estudo, preferiu realizar essa excelente pesquisa dentro da própria Corporação (Bombeiros). DAIX UM BANHO MANÉ
Caro Rogério, agradeço desde já a tua atenção com este e-mail e minha solicitação! Entenderei se não for possível atender meu pleito, pois conheço a rigidez do militarismo, porém saliento que seria um imenso prazer utilizar tua pesquisa, e fazer as devidas referências em minha tese de Mestrado!!!!!

Grande Abraço!!!
Com os melhores cumprimentos!!!!!
PAZ E BEM !!!! Lisboa/Évora - Portugal
.............................................................................................................................................
Em 06/02/2008 08:27, Rogério de Souza <> escreveu:
Prezado Freddy
Que bom seu contato! Melhor ainda, em saber da continuidade de sua busca por conhecimentos. Eu e minha familia também estamos bem. Graças a Deus! ......................Em 1905, começou-se a medir a inteligência por intermédio do "Quociente de Inteligência" (QI), depois, pelo "Quociente emocional" (QE), como disse Roosevelt, "intelecto de segunda, mas temperamento de primeiríssima". Hoje falasse também do "capital intelectual" (minha monografia)........................... Lamento lhe informar que mesmo diante a ciência obvia e clara que distingui o desempenho do tempo de serviço (erroneamente interpretado como experiência), promove-se por Tempo de serviço e por uma planilha intitulada "merecimento", mas, tal planilha super valoriza o mero passar do tempo. Assim, nas duas modalidades a promoção esta sendo enfatizado o tempo (Um passo tão importante, mas desperdiçado, espero que por enquanto).
Obs.: O plano de carreira aplicado no Corpo de Bombeiros Militar contem a premissa de minha pesquisa "plano de carreira segundo o capital intelectual". EXCETO, a desproporção nas pontuações e a existência de duas modalidades (planilha de merecimento e tempo). Enquanto que a aplicação de uma só modalidade seria justa, prática e transparente. Ressalto ainda, a cólera que sinto em pensar sobre tal assunto; quem fez? Sei é que vou pagar a faculdade financiada pela Cx Econômica Federal até junho de 2015 Quanto a "um cargo a mais", entendemos por "promoção". Vou ter direito sim! Se tiverem as vagas, autorizações do Sr Governador e os cursos continuarem, daqui a uns 15 anos entrarei num curso de cabo, três ou quatro anos antes de minha aposentadoria. Ah! posso continuar prestando o 4º ou 5º concurso para oficial Bombeiro, concurso que em sua aferição consta matemática, física, química... E sabes que não sou nenhum nerd, ainda, porque tenho um monte de pinto para dar agua (filhos). Um forte abraço e boa sorte brother! Estarei contatando meus superiores e se autorizado lhe encaminho em seguida.
.............................................................................................................................................
Considerações referentes ao plano de carreira. Isto, pois alguns falam que a lei é para cumprir, outros porem, dizem que a lei pode ser adequada. Logo, é melhor argumentar para possíveis correções do que falar nos corredores.
Conforme http://www.aprasc.org.br/jornal/opraca_31.pdf:
“TEMPO DE SERVIÇO
A principal característica da regulamentação do plano de carreira é a valorização do tempo de serviço, que agora vai contar muito mais pontos para quem tiver tempo na corporação...”
Logo, tempo de serviço demonstra apenas parte do que houve, não propiciam julgamento, interpretação e nem qualquer base sustentável.
Tempo nada fornece sobre a importância ou irrelevância, tempo é apenas um dado isolado. Ou existem confirmações legais e/ou cientificas que o mero passar do tempo é sinônimo de experiência? (aqui caberiam inúmeras laudas, logo, desejo apenas instigar para tal discrepância)
Conforme http://www.aprasc.org.br/jornal/opraca_31.pdf:
“PROMOÇÕES As promoções serão pelos critérios de antiguidade, merecimento, tempo máximo de permanência na graduação, bravura, post-mortem...”
Novamente se observa o fator “tempo” como peso determinante; pois, ao proporcionar promoções por antiguidade e merecimento, vê-se no decorrer dos dois critérios a presença do famigerado fator “tempo”. Ainda, com consideráveis pontuações. Ex.: Tempo efetivo de serviço, tempo na graduação atual, medalhas por tempo de serviço...
Conforme http://www.aprasc.org.br/jornal/opraca_31.pdf:
“entanto, não são cumulativos. Na hipótese de o policial/bombeiro militar haver concluído com aproveitamento mais de um curso civil ou militar de mesmo nível, para efeito de preenchimento de ficha de promoção, será considerado apenas um deles...”
A frase que segue representa tal critério: “Não estamos fadados à quietude da inércia”. Isto, pois o referido critério adotado incentiva a estagnidade.
Referente à quantidade de cursos, sabe-se que não significa “conhecimento assimilado” ou mesmo “profissional empenhado com a causa”, ainda, que não existem critérios transparentes no momento de escolha do profissional que realizara os cursos e treinamentos. Alentam-se ainda, aqueles “profissionais” cheios de brevês e/ou que se intitulam “instrutores”.
Planilha de merecimento, eis um exemplo: Ex.: 12 meses de tempo efetivo de serviço equivale a (12 X 4) 48 meses de ensino superior, ou ainda, que 24 meses de tempo efetivo de serviço se equivalem a um mestrado de aproximados 74 meses.
............................................................................................................. 17 Jun
Mano me alegro por seu desempenho na luta dos ideais das PRAÇAS Militares do Estado de Santa Catarina, pois de fato já foi um longo caminho percorrido, agora de fato faltam apenas algumas "braçadas". É assim, pela garra e dedicação daqueles que lutaram e buscam o melhor para o bem estar da sociedade catarinense em todo e qualquer âmbito do Bombeiro e Polícia Militar. Pois realmente há necessidade de reconhecimento dos que se colocam e colocaram na "linha de frente" das mais diversas adversidades de ocorrências ao longo da história. Para ser sincero, em nossa primeira fase eu não acreditei em que um dia o histórico bombeiro promoveria alguém segundo o que ele merecia. Abraços, e SUCESSO!! WEISS Valério.
.............................................................................................................................................
16 Mai Ok amigo, parabéns pelo trabalho e dedicação na construção desta obra! BC Charles
.............................................................................................................................................
Sd Rogério Bom Dia,
gostaria de saber se é para preenchimento das partes de seu trabalho ou é só para conhecimento; belo assim dizer, quem diria um menino lá da zimba.... fazendo conclusão de graduação na faculdade hem.... que orgulho para seus Familiares , ok Irmão, estou Feliz por saber que do Bombeiro de Santo Amaro saiu um Cavalão de Intelectualidade, informando para quem quer que seja que saiu deste Bombeiro alguém com conceito muito Bom Parabéns, estamos torcendo por você...
Tens que mostrar a aqueles la ainda quando em são Jose que não deram bola quando falavas sobre o valor do estudo em teu plano de carreira.
Um Grande Abraço.
.............................................................................................................................................
17 Set
Rogério,
Obrigado por me confiar também uma cópia da sua monografia... Fiquei muito feliz em saber que estás concluindo o curso de administração... mais uma vez somos colegas de caminhada nesse sentido... Quanto ao plano de carreira ser aprovado antes do término do trabalho não se preocupe... trabalho com isso e sei que esse plano de carreira não deve ser o primeiro e seguramente não será o último.. Se o seu trabalho for bom como imagino que seja apenas de passar os olhos por ele, tenho certeza que ele influenciará, senão esses, os próximos... Existem em nosso pais uma carência enorme de abordagens teoricas e técnociêntíficas das atividades laborais... Muitas vezes por aqui impera o imediatismo, o empirismo e o "achismo", enfim a falta de profissionalismo. Você que já deu mostras de ser um excelente profissional, já percebeu o quanto é importante a educação, a formação e o comportatilhamento do conhecimento e das experiências para a excelência profissonal... Parabéns!!!
"Alguém já disse que: "Não há nada mais prático que uma boa teoria!" Concordo plenamente...
Se vc quizer algumas dicas para preparar a sua apresentação para a banca (se houver), desde a postura até o powerpoint, pode contar comigo... depois das experiências no mestrado, acho que tenho conseguido ajudar várias pessoas em seus trabalhos acadêmicos, pelo mesno é o que elas me dizem... Não que vc precise disso, pois vc se sai exepcionalemnte bem diante da plateia como pude observar...
Seu sucesso é garantido...
Felicidades.
Henry
.............................................................................................................................................
Manaus-AM, 16 de abril de 2006.
Caro Rogério,
É com muita satisfação que li o seu trabalho, acredito que está bem próximo, sua pesquisa irá lhe trazer alegrias e aos que, como você almeja um futuro melhor na Corporação.
Nesse primeiro momento, quero dizer que fui Soldado por 11 anos, neste período exerci várias funções que seriam atinentes á oficiais e sargentos, principalmente na parte organizacional da instituição, elaborando todos os tipos de documentos e criando alguns que outrora não havia na instituição.
Certamente que os louros não vinham em meu nome e sim do comandante do Batalhão, raras foram às vezes que trabalhei com oficial gabaritado, hoje os exemplos estão além da simples oficialidade, exerce cargo de Juiz, pois passou em concurso público para exercer o magistrado. (raros exemplos)
O que se vê, e é notório na maioria das instituições, onde se está atrelado ao rústico, alguém que não evoluiu, não adquiriu conhecimento e prejudica quem o busca, caso de muitas vezes ser barrado para não ir a faculdade ( estudo Educação Física na Universidade Federal do Amazonas). Com a simples desculpa de satisfação de ego. Ás vezes pelos próprios pares, cansei de ouvir xavecos.
É claro que nem todos pensam assim...
E graças a estes, como pude observar no seu trabalho, o seu comandante é um dos exemplos, poucos reconhecem o grau de competência dos subordinados, desconsiderando a aplicação que o conhecimento proporciona ao engrandecimento de uma Instituição. Não foram poucas as vezes que fui barrado de ministrar uma educação física voltada para o preparo físico peculiar a profissão de bombeiro, por sargentos, que não aceitaram serem “comandados” por soldados, ignorantes. Não entendem, que quem ganha com isso é ele próprio, sendo orientado por alguém capacitado na sua área.
Hoje, sou Sargento, mais nunca mudei meu modo de ser, sempre fui alguém que quis subir na Corporação, mas meu maior intuito era para melhorar a qualidade de vida de minha família, não para menosprezar quem quer que seja.
Gostaria de fazer algumas observações, e breve irei analisar com mais cuidado seu trabalho ( estou em fim de período e vc entende como é isso).
Quantos graduados na sua corporação, não sabem sequer escrever no livro de ocorrências diárias, elaborar uma simples parte, memorando ou ofício?;
Distinguir uma ocorrência simples de uma complexa?
Tratar o solicitante com educação, algo simples e confortante para quem do bombeiro precisa?
Esclarecer os procedimentos, até mesmo via telefone?
Sequer esclarecer os regulamentos internos, ministrar uma instrução simples e o porquê dos procedimentos?
Impor-se com respeito e não com ameaças?
O texto que fala sobre concurso na corporação, deveria ser mudado para seleção interna;
O Corpo de Bombeiros mais antigo é o do Rio de Janeiro, o ano está correto;
A hierarquia não será afetada, pois não se trata de conflito de classes;
Existe concurso público para o provimento de graduados na sua instituição? Ou só para o oficialato?
A atividade meio (administração) é de essencial importância para que a atividade fim (operacional), exerça suas tarefas sem o inconveniente de para suas atividade por falta de qualquer que seja o motivo. Nosso produto( segurança, prevenção e combate aos mais diversos sinistros), não podem ser interrompidos, por isso a necessidade de extrema competência de quem exerce esses cargos;
Desde já boa sorte e que suas pesquisas fluam conforme o planejado.
ELIAS RIBEIRO DE ALMEIDA NETO – 3º SGT QPBM

Um fraterno abraço e fiquem com Deus !

Com Cristo,

Amigo sincero do CORPO de Bombeiro Militar de Santa Catarina.
Rogério de Souza

(48) 3033 4419 Residencial/ 9991 4435 Celular/ 3286 5063 Corpo de Bombeiros Militar




EM 2001 ENQUANDO DIALOGANDO COM COLEGAS DE PROFISSÃO, AO FALAR DE MEU DESEJO E PESQUISA A FIM DE ESTUDAR E NO TRABALHO DE CONCLUSÃO RELATAR A SOBRE AS PROMOÇÕES SEGUNDO AS QUALIFICAÇÕES E MÉRITOS PESSOAIS, LOGO, UM ESTES EXCLAMOU "AQUI É MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM VERGONHA".